Resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte estabelece que a partir do próximo semestre, os alunos só poderão trancar a disciplina uma única vez, e o prazo foi reduzido de dois terços do período letivo para um terço.
As alterações no Regulamento de Graduação foram aprovadas na reunião que o Consepe realizou no início deste mês. As principais mudanças ocorridas foram no âmbito acadêmico relacionadas ao trancamento de disciplina, jubilamento, trancamento de curso e novos índices acadêmicos.
Outra mudança foi que o aluno que não efetuar matrícula no período letivo, não conseguir aprovação em nenhum componente curricular ou que tranque todos os componentes curriculares matriculado seja jubilado por abandono de curso.
Alterações também foram feitas no âmbito do trancamento do curso, que só poderá ser solicitado semestre a semestre, e em alguns casos depois que o período acabar, para evitar o jubilamento. Além disso, o prazo foi reduzido de dois terços do período letivo para um terço.
O Índice de Rendimento Acadêmico – IRA, apesar de continuar a ser calculado, não será mais divulgado no histórico nem utilizado para nenhuma função no SIGAA. Ele vai ganhar novos índices denominados: Média de Conclusão – MC, Média de Conclusão Normalizada – MCN, Índice de Eficiência Acadêmica – IEA e Índice de Eficiência Acadêmica Normalizada – IEAN.
Precisamos ver esse novo regulamento com muita calma, pois tem pontos que me parecem pouco favoráveis aos estudantes da graduação!!
ResponderExcluir