terça-feira, 9 de março de 2010

Brasil lidera em assassinato de homossexuais, diz ONG

Cerca de 200 homossexuais foram assassinados durante o ano de 2009 em todo o país, de acordo com relatório anual divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) na semana passada.

O fundador da ONG, Luiz Mott, disse que um assassinato é cometido a cada dois dias, aproximadamente 200 crimes por ano. O Brasil é seguido do México, com 35 homicídios, e dos Estados Unidos, com 25. Nos dois primeiros meses de 2010, já foram registrados 34 homicídios contra homossexuais.

De acordo com Mott, os dados do levantamento são obtidos por meio de pesquisas em jornais e na mídia ao longo do ano, já que não existem estatísticas oficiais.

- Estes números são apenas a ponta de um iceberg de sangue e ódio, pois não havendo estatísticas governamentais sobre crimes de ódio, nos baseamos em notícias de jornal e internet, uma amostra assumidamente subnotificada.

Segundo o levantamento, foram assassinados no Brasil no ano passado 198 homossexuais, nove a mais que em 2008 (189 mortes) e um aumento de 61% em relação a 2007 (122). Entre os mortos, há 117 gays (59%), 72 travestis (37%) e nove lésbicas (4%).

Bahia e Paraná são os Estados mais homofóbicos, de acordo com o levantamento: 25 homicídios cada um, sendo que na Bahia os gays foram mais numerosos (21), enquanto no Paraná predominaram os travestis (15 mortes). Curitiba foi a metrópole brasileira onde mais homossexuais foram assassinados, 14 vítimas, seguida de Salvador, com 11 homicídios.

Pernambuco, que nos últimos anos liderava esta lista de assassinatos, registrou 14 mortes, 4º lugar, o mesmo número de São Paulo e Minas Gerais, embora São Paulo tenha população cinco vezes maior. Alagoas é proporcionalmente o Estado mais violento para a comunidade GLBT: 11 mortes para 3 milhões de habitantes - mais crimes do que o Rio de Janeiro (8 homicídios), cinco vezes mais populoso que o Estado nordestino. Faltam informações sobre Acre e Amapá. Três travestis brasileiras foram assassinadas na Itália.

Recomendamos

Related Posts with Thumbnails