quarta-feira, 4 de novembro de 2009

I Ciclo de Debates Universitários

A Secretaria de Assuntos Estudantis – SAE promoverá, no período de 10 a 12 deste mês, no auditório da Reitoria, o I Ciclo de Debates Universitários: Universidade, Segurança e Sociedade. O ciclo discutirá o tema Conflitos de Convivência e Sexualidade (intolerância, homofobia, preconceitos e minorias).
Serão realizadas mesas-redondas para a discussão de assuntos como dependência química, segurança pública e universidade. As discussões contarão com a presença de representantes estudantis e grupos de autoajuda.

Já os debates contarão com a participação de alunos e professores. Estarão presentes a professora Izete Soares Pereira da UFRN e o Professor João Dantas Pereira - DESSO/UFRN, além de convidados como José Dantas, juiz da Vara da Criança e do Adolescente, e o psicólogo do Canal Futura e professor João Maria Mendonça de Moura, da Secretaria Estadual da Educação e Cultura.

As inscrições são gratuitas e, ainda, podem ser feitas até o próximo dia seis de novembro, pelo site
www.sae.ufrn.br/conteudo/documentos/ficha_inscricao_oficial.doc. Mais informações pelo telefone 3215-3312 e 3310 ou pelo e-mail deae@reitoria.ufrn.br.

fonte: http://www.agecom.ufrn.br/conteudo/noticias/noticia.php?id=5804&place=2

DEAE - Informes

Segue informações sobre a Reunião no DEAE

Hoje, dia 04 de Novembro de 2009, tivemos uma reunião com DEAE, com a presença dos conselhos das residências universitárias.

Pontos discutidos:

O Natal dos Residentes
Propostas
- Duas linhas de distribuição de comida no jantar, para diminuir o tempo de espera na fila;
- A festa dançante ser realizada no estacionamento do RU. Enquanto que o Buffet continua no salão do restaurante.

I Ciclo de Debates Universitários
-A falta de participação dos residentes no I Ciclo de Debates Universitários gerou uma preocupação do DEAE, que cobrou uma participação mais efetiva dos residentes, sendo que para tanto cogita a possibilidade de obrigar os residentes a assumir o seu papel de contribuidor/participativo.

Festa dançante
Mais uma vez será uma banda de forro, o monopólio cultural vence novamente, para os amantes da boa musica terá que se contentar com o jantar, enquanto espera que a tirania da democracia o contemple um dia.

Às companheiras residentas...

Companheiros(ras), ontem tive a oportunidade de participar de um debate bastante interessante, o tema me chamou a atenção "Relações de gênero na luta da esquerda armada", eu assim como toda a platéia estávamos esperando ver e ouvir informações a cerca da luta feminista em períodos históricos, como na ditadura militar da década de 1960 ou a participação das mulheres nas lutas sindicais.

infelismente não foi o que vimos, talvez por erro nosso de associar sempre a questão do gênero ao feminismo e creio que isso não seja culpa nossa...Mas quando se têm uma palestrante de renome e de currículo se espera algo mais. A verdade é que ela trabalhava em outra linha de pesquisa, mais voltada às lutas no "cone sul" Chile, Bolívia e Paraguai.

Em debates passados a respeito da temática de gênero, tive a oportunidade de ver um pouco a cerca dos estudos de Leidiane, a companheira residenta, e muito embora fosse pesquisas diferente do Prafessora catarinence fiquei estremamente satisfeito e agraciado com os estudos da companheira de residencia.

Isso mostra o potencial que temos dentro das nossas residencias, temos pessoas aptas a falarem sobre os mais variados assuntos, desde política, educação, saúde economia ou seja lá o que for. nesse sentido venho solicitar a presença de todos na constrção desse novo caminho que as Residências Universitárias passam a enfrentar e principalmente pedir a participação das mulheres companheiras que são antes de tudo símbolo de resistência e autonomia na nossa sociedade moderna para estarem sempre juntas nas nossas lutas que travaremos a partir de agora

Temos sim verdadeiras Dandaras dentro das Residências, mulheres que saem de casa com o intuito de uma oportunidade no mundo do trabalho, mundo esse ainda fechado e machista, mas que como Anastácia que quebrou suas correntes, elas tambem quebram preconceitos diariamnete para se imporem nesse mundo moderno. Fica nosso convite de não mais andarmos uns na frente outros atraz, mas sim andarmos lado a lado.

luiz gomes - pedagogia ufrn

Convocação a todos(as)

O DEAE convoca os Conselheiros(ras) das Residências Universitárias para uma reunião que se realizará quarta-feira, dia 04 de novembro de 2009, no DEAE às 10h.

É impressindível a presença de todos. Galera quem quiser participar fique a vontade.
Para maiores informações as decisões e informes da reunião estarão postados no blog
logo apois.

Pauta da Reunião:
- O Natal dos Residentes 2009
- I Ciclo de Debates Universitários

Recomendamos

Related Posts with Thumbnails