quarta-feira, 7 de abril de 2010

e o Conexões???? alguns diálogos!!

Olá, gostaria de saber como esta a situação do programa conexões de saberes a nível de Brasil, se as atividades continuam a serem realizadas, questão de recursos, se haverá o seminário nacional. No Acre as atividades estão paradas, não sabemos se o programa irá continuar, pois não nos deram nenhum posicionamento até agora. O bolsistas do programa foram dispensados a 3 meses. Não temos como participar das reuniões on-line do conexão, pois não disponibizamos de computadores para o mesmo, o pcs do programas estão sulcateados. Estamos muito preocupados com os rumos que o programa tomou aqui na UFAC, pedimos que vcs nos informem dos últimos acontecimentos e se possível mantenham contato.


Suziane Souza-UFAC

Aqui pela UFC parece que vai continuar. Não sou mais do PCS, mas sei que vai ter seleção acho que ainda esse mês, como sempre emperrando muito na burocracia. Por aqui, é o contrário daí Suziane, temos bons equipamentos e uma ótima sala, mas utilizada muito abaixo do que se deve.
Robson Alves

aqui na UFRN, a coisa tb não anda boa, a parte dos cursinhos populares ja está funcionando, no entanto com bolsa via
Pró-Reitoria de Extensão, as demais atividades estão n'aguarda.

Luiz Gomes

Galera,
Nos próximos dias 26 e 27 desse mês a Coordenação Nacional estará reunida em Brasília para discutir questões importantíssimas para o PCS. Será uma reunião operacional e questões como as colocadas por Robson e Suziane são de suma importância. Os bolsistas e o FEOP terão voz nessa reunião através de Tatiana (UFSC), Helder (UFAM) e Bruno (Danilo (UFS)). Não proponho que façamos um queixódromo, mas que sejamos propositivos. Estarei na reunião como mero observador pois o PCS e seus bolsistas são importantes para minha pesquisa, mas procurarei contribuir da melhor forma possível, ok? Então, sugiro que os companheir@s representantes dos bolsistas e do FEOP nessa reunião acompanhem atentamente os relatos aqui informados.
Abraços,
Fco. Marcelo

Manifestação do DCE ante ao acontecido no CONSEPE do dia 06/04‏

Pessoal,

Como alguns já devem saber, hoje houve reunião do CONSEPE para discutir um ponto específico do novo regulamento de graduação, a questão do prazo para trancamento, e não terminou bem. Por isso o Conselho Estudantil no CONSEPE e a Direção do DCE vêm esclarecer o que de fato houve hoje pela manhã.

Ontem, segunda-feira (5 de abril), convocamos uma reunião para articular e organizar a intervenção estudantil na reunião de hoje. Porém, não conseguimos chegar a um acordo. O DCE tinha como proposta a mudança no que se refere ao prazo de trancamento (que acaba próxima segunda) e também o início das discussões acerca do novo regulamento e da reestruturação administrativa da UFRN, construindo espaços mais democráticos abrangendo, efetivamente, a participação dos estudantes e dos funcionários nas tomadas de decisões dentro da Instituição.

Por outro lado, o POR (partido operário revolucionário), representado principalmente por Jodinaldo e Alessandro, e o CA de Serviço Social, representado principalmente por Bárbara, estabeleceram uma postura de oposição. Pretendiam exigir do CONSEPE a revogação imediata de todo o regulamento, e a abertura das discussões acerca do novo regulamento.

O CONSEPE convocado tinha como pauta a discussão em torno do prazo para trancamento e o DCE tentou criar o consenso para que todos os estudantes se apresentassem à sala dos colegiados com a bandeira de defender a volta ao prazo de 2/3 do período letivo. A oposição (liderada pelo POR e CA de Serviço Social) não coadunou com a proposta do DCE e resolveram partir para a intransigência de revogar todo o regulamento, posição descabida já que a reunião do CONSEPE não possuía legitimidade para tomar tal decisão.

que acabou ocorrendo foi que hoje pela manhã, diversos estudantes compareceram ao Conselho, a maioria mobilizada pela oposição. De início fizeram uma manifestação pacífica, positiva para o ambiente do Conselho. Até o momento em que se deu início oficial à reunião do CONSEPE e ao debate que promoveria a extinção do prazo de 1/3 pra trancamento.
O debate começou com o parecer da relatoria, em seguida houve o posicionamento do o Conselheiro Estudantil (Pedro Feitoza), que proferiu seu discurso defendendo a posição estudantil que ficou clara na assembléia estudantil organizada pelo DCE anteriormente (a posição de defesa do prazo de 2/3 para trancamento) e questionando o modelo de composição do CONSEPE que agride o ideal de democracia; e logo após a Pró-Reitora de Graduação fez alguns esclarecimentos.

Seguindo o debate, a presidência da mesa do conselho, na pessoa da Vice-Reitora, sugeriu que houvesse 4 posicionamentos estudantis e 4 posicionamentos dos conselheiros para garantir a equidade e qualidade do debate, evitando um alongamento desnecessário da discussão (já que no CONSEPE anterior havia acontecido um debate de duas horas de duração a respeito do tema). O pessoal da oposição, desrespeitando a ordem de inscrições, não aceitou essa configuração e exigiu que aos estudantes fossem abertas tantas falas quanto eles quisessem.

A presidência da mesa negou a proposta do coletivo formado pelo POR e CA de Serviço Social. Tal coletivo resolveu então impedir que a reunião ocorresse num molde que eles discordassem, tumultuando a reunião e criando uma confusão que terminou com o posicionamento da Vice-Reitora de suspender a sessão do CONSEPE. Uma vez suspensa a reunião, a oposição não cessou sua manifestação e passou a impedir que os presentes na sala dos colegiados deixassem o ambiente, acabaram então por entrar em conflito com os professores, funcionários seguranças e alguns estudantes (inclusive agredindo estes últimos) que não concordaram com a posição autoritária da oposição e quiseram garantir o direito de ir e vir dos conselheiros e observadores do CONSEPE.

Resultado: a oposição, com sua política extremista e autoritária, prejudicou todos os mais de 35 mil estudantes da UFRN, destruiu o diálogo que o corpo estudantil vinha travando com a administração da universidade e acabou por garantir que o prazo de 1/3 para trancamento continue valendo (prazo este que terminará na próxima segunda-feira, dia 12/04).

O DCE e os Conselheiros Estudantis tentarão convocar uma reunião extraordinária do CONSEPE ou conseguir uma decisão ad referendum do Reitor para garantir que o prazo para trancamento seja estendido.

Acreditamos que se desejamos lutar pela construção de uma espaço verdadeiramente democrático na Universidade, não podemos utilizar práticas anti-democráticas e agressivas à integridade física de outras pessoas. Seria uma contradição. Acreditamos no diálogo, na construção coletiva como o primeiro meio e mais eficaz de se avançar na luta. Acreditamos que a mobilização estudantil, a manifestação dos estudantes, ocupando espaços em massa, puxando gritos de ordem, promovendo pressão e defendendo os interesses estudantis são formas de promover o diálogo. O que não podemos é partir para a agressão, a intransigência, a luta irracional, o extremismo cego e autoritário. E infelizmente foi isso que ocorreu hoje pela manhã no CONSEPE.

O DCE e os Conselheiros Estudantis acreditam que a maioria dos estudantes concorda com essa posição democrática, e por isso continuarão na luta pela construção de um Regulamento de Graduação que realmente abarque a posição de alunos e funcionários. Estamos confiantes de que, através do correto exercício da democracia participativa, conseguiremos contornar a situação e garantir uma vitória ao movimento estudantil da UFRN.




Igor Nogueira Soares – Coordenador do DCE
Pedro Rezende Santos Feitoza – Conselheiro Estudantil do CONSEPE

Recomendamos

Related Posts with Thumbnails