terça-feira, 13 de abril de 2010

ESTUDANTES ENTRAM EM GREVE NA UFMT,E ESTÃO ACAMPADOS NO BLOCO DE HUMANAS!‏

Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso está ocupado,e só entra estudantes. Os estudantes resolveram, por meio de assembleias, entrar em greve por tempo indeterminado. A paralisação começou por volta das 21h desta segunda-feira (12) e segue noite adentro. Inclusive cerca de 100 estudantes estão acampados e dormindo no local.
Em 2007 a UFMT aderiu ao REUNI,mesmo com o posicionamento de toda comunidade universitária contrária a adesão ao decreto.
Mais uma vez sofremos diversas consequências do REUNI na universidade,

problemas esses que atacam o tripé da universidade,ensino pesquisa e extensão.
Diante disso No dia 18 de março, o DCE convocou uma reunião ampliada cuja pauta visava debater as consequências do Reuni na UFMT. Durante a reunião, todos os cursos presentes denunciaram um conjunto de problemas que vem comprometendo a qualidade do ensino, enquanto outros já sinalizaram mobilizações dos estudantes na tentativa de solucionar os mais graves.

Nesse sentido, foi encaminhado que todos os cursos fariam assembléias para discutir essas questões e mapear quais são as suas reivindicações.

Diante disso, no dia 06 de abril o DCE convocou um Conselho de Entidades de Base (CEB), em que a pauta principal era como o movimento estudantil interviria no combate aos efeitos do Reuni na Universidade e, além da campanha em combate as consequências do REUNI e em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade, foram encaminhadas duas reuniões ampliadas no período da manhã e da noite, no Instituo de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).
Assim mais de 400 alunos participaram das assembléias e deliberam por unanimidade a construção da greve estudantil,além da pauta do combate as consequências do REUNI,os estudantes se mobilizan contra uma resolução do CONSEPE(conselho de ensino pesquise e extensão) que reduz em 50% a carga horaria em pesquisa e extensão.

No momento os estudantes permanecem no instituto,onde ficarão acampados até que consigamos vitórias diante das pautas.
Mais de 100 estudantes estão na primeira noite de vigilia no bloco,a partí dessa greve é provavel que estudantes de outros cursos entrem em greve,em combate as consequências do REUNI.

Pedimos Apoio á GREVE ESTUDANTIL DA UFMT,aos DCEs e CAs,que enviem monções de apoio aos estudantes da UFMT.

Sandoval vieira Silva junior

DCE-UFMT
Coletivo além dos muros
Movimento rumo Ao Socialismo-MRS
oposição de esquerda na UNE
Alternativa Sindical Socialista-ASS
Intersindical-Instrumento de luta e organização da classe trabalhadora

Recomendamos

Related Posts with Thumbnails