segunda-feira, 9 de novembro de 2009

5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Noticia

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero esta na sua 5ª edição e tera inscrições pela internet até o dia 20 de novembro de 2009.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é um concurso nacional de redação e artigos científicos sobre relação de gênero, mulheres e feminismo. Uma novidade desta edição é a diversificação das modalidades de participação universitária e a criação da categoria "Escola Promotora da Igualdade de Gênero". O concurso é organizado pela Secretaria Especial de Políticas para  as Mulheres (SPM), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Ciêntifico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).

Escolas e Universidades públicas e privadas poderão concorrer com projetos e ações pedagógicas inovadoras na área de gênero, raça, etnia, sexualidade, geração e classe social. Até hoje, estão inscritos 140 estudantes de ensino médio; 71 graduados; 22 mestres e estudantes de doutorado; e oito escolas promotoras da igualdade de gênero.

Fica o convite para todas as residentas e residentes, que tenham material nessa área, a estarem participando, concorrendo, divulgando e representando os residentes nesse concurso.

Inscrições e maiores informações em: http://www.cnpq.br/premios/2009/ig/


O verdadeiro show de realidade das residências universitárias

Leitor Contribuidor

Ola amigos residentes, hoje o Sou Residente trás para vocês uma matéria recomendada pelo nosso amigo leitor e residente Josenildo, trata-se de "O verdadeiro show de realidade das residências universitárias"
Publicada em: http://jornalista.tripod.com/n05/G2.htm.


"O verdadeiro show de realidade das residências universitárias.




A história é sempre a mesma. Depois de superar as deficiências do ensino público e conseguir a aprovação no vestibular, estudantes carentes do interior do estado, sem parentes nem amigos na capital, sem dinheiro para alugar uma casa ou apartamento, vêem na residência universitária a única saída.

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mantém um complexo de dez residências universitárias: oito em Natal (incluindo a de pós-graduação) e duas em Caicó. Conseguir uma vaga numa delas não é fácil. Além de ter que preencher uma série de pré-requisitos para atestar a sua carência financeira, o estudante ainda tem que enfrentar uma concorrência acirrada. As vagas são poucas e os interessados são muitos. Atualmente, são 447 residentes que, além do espaço onde vivem, dividem também problemas e alegrias..."
 
Por: Alisson C. de Almeida, Gabriela de P. P. Freitas, Leonardo Pessoa e Raul F. L. Itúrria
 
Veja a matéria completa(Aqui)

Recomendamos

Related Posts with Thumbnails