quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Às companheiras residentas...

Companheiros(ras), ontem tive a oportunidade de participar de um debate bastante interessante, o tema me chamou a atenção "Relações de gênero na luta da esquerda armada", eu assim como toda a platéia estávamos esperando ver e ouvir informações a cerca da luta feminista em períodos históricos, como na ditadura militar da década de 1960 ou a participação das mulheres nas lutas sindicais.

infelismente não foi o que vimos, talvez por erro nosso de associar sempre a questão do gênero ao feminismo e creio que isso não seja culpa nossa...Mas quando se têm uma palestrante de renome e de currículo se espera algo mais. A verdade é que ela trabalhava em outra linha de pesquisa, mais voltada às lutas no "cone sul" Chile, Bolívia e Paraguai.

Em debates passados a respeito da temática de gênero, tive a oportunidade de ver um pouco a cerca dos estudos de Leidiane, a companheira residenta, e muito embora fosse pesquisas diferente do Prafessora catarinence fiquei estremamente satisfeito e agraciado com os estudos da companheira de residencia.

Isso mostra o potencial que temos dentro das nossas residencias, temos pessoas aptas a falarem sobre os mais variados assuntos, desde política, educação, saúde economia ou seja lá o que for. nesse sentido venho solicitar a presença de todos na constrção desse novo caminho que as Residências Universitárias passam a enfrentar e principalmente pedir a participação das mulheres companheiras que são antes de tudo símbolo de resistência e autonomia na nossa sociedade moderna para estarem sempre juntas nas nossas lutas que travaremos a partir de agora

Temos sim verdadeiras Dandaras dentro das Residências, mulheres que saem de casa com o intuito de uma oportunidade no mundo do trabalho, mundo esse ainda fechado e machista, mas que como Anastácia que quebrou suas correntes, elas tambem quebram preconceitos diariamnete para se imporem nesse mundo moderno. Fica nosso convite de não mais andarmos uns na frente outros atraz, mas sim andarmos lado a lado.

luiz gomes - pedagogia ufrn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomendamos

Related Posts with Thumbnails