quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

COP15


Você sabe o que é COP15?

Esta acontecendo, em Copenhague, Dinamarca, a 15º Conferência das Partes (COP15). Irá realizar-se entre os dias 7 e 18 de Dezembro de 2009. Esta cimeira, organizada pelas Nações Unidas, pretende reunir os lideres mundiais para discutir como reagir às mudanças climáticas actuais.

Lamentavelmente essa conferência vem cheia de desconfiança de que os países não superarão suas diferenças e focaram na defesa pelos seus próprios interesses, ficarão de olho no seu umbigo “o mundo pode esperar”! Enquanto o Estados Unidos, ganha o prêmio Nobel da Paz por Obama, bate o pé dizendo que pouco fará para diminuir emissão de gases, mesmo sendo o maior poluidor do mundo. Da mesma forma a China, país em desenvolvimento, não quer frear sua subida ao capitalismo. Será que o velho desejo de um mundo melhor ainda terá que espera mais algumas conferencias climáticas? Não podemos espera tanto.

Lula faz apelo para que presidentes desembarquem na Cúpula de Copenhague, após Gordon Brown insistir para que ele seja o "embaixador do clima". Vamos esperar que a simpatia do nosso presidente alcance o coração a mente e a caneta dos grandes lideres mundiais e que não vejamos esses lideres velhinhos pedindo desculpas por não terem comprido o acordo, que esperamos ter, em Copenhague. o Planeta pede ajuda.

Enquanto isso vamos fazendo nossa parte, estamos no momento de não mais esperar conferências seja COP15 ou COP1500, mudanças devem começar e já. Cada parte que uma única pessoa pode fazer para diminuir o processo acelerado do aquecimento global é importante. Vamos diminuir o desmatamento, plantar uma árvore, combater o uso de aerossóis, diminuir a liberação de dióxido de carbono na atmosfera.


Carlos Santos


Foto Globo News
fontes: COP15 Copenhague
             wikipedia
            Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomendamos

Related Posts with Thumbnails