domingo, 21 de março de 2010

CONHECENDO AS CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE EM UM CONTO

 Lino Sapo - Campus II

Cumpade  PEDRO  VELHO  me  diga  como  você  anda?    Inda  ta  trabaiando
muito? E como anda cumade  NÍSIA FLORESTA? Caba veio tou puraqui meio perdido, é
uma históra meia adoidaiada mai se o senhor me ouçar desbatarei sem arrudei.  Eu vinhe
pra  essas  bandas  buscar  um  TOURO  chamado  GUAMARÉ,  pra  levar  lá  pru  ALTO  DO
RODRIGUES. Meu patrão seu ANTÔNIO MARTINS comprou o bichinho a seu MÉSSIAS
TARGINO, meu patrão é abastado, é um homem bom e influente, foi amigo de infânça de
RUY BARBOSA. Ele vive muito bem, agora eu cumpade, é que ando com uma maruzia e
uma azalação da mulinga.
Cumpade  ultimamente  eu  ando  meio  os  imboléus,  já  fiz  inté  prumessa  e  já
rezei pra SÃO PEDRO, SÃO FERNANDES e inté para SÃO VICENTE, pru mode eles falar
com meu BOM JESUS pra eu ter BOA SAÚDE. Asto dia eu fui ao DOUTOR SEVERIANO
e ele me arreceitou um lambedor de JAÇANÃ. Inda disse mai, que era bom pra eu viajar, ir
pra  outros  lugares,  ele  inté  me  idicou  BARCELONA,  MACAU,  EQUADOR  ou  se  não
quisesse sair do Brasil fosse pra PORTALEGRE ou pru ESPÍRITO SANTO. Sabe o que eu
fiz? Eu fui foi pro PARANÁ,  mas pense cumpade cumaé pequeno, é um  PARAZINHO!!.
Mai purlá tem um  TABOLEIRO GRANDE com uma  AREIA BRANCA, bem  pru lado  tem
uma  SERRA  NEGRA  DO  NORTE,  na  verdade  é  uma  SERRINHA!,  Só  que  lá  enriba
cumpade  tem  uma  PEDRA  GRANDE  e  é  uma  PEDRA  PRETA  e  purriba  dela  tem  uma
NOVA CRUZ feita de ANGICOS. Mai lá cumpade é tão quente, tão quente que parece o
ceará, um CEARÁ-MIRIM, claro.
Cumpade   prosiando   e   atencionando   as   coisas   purcá   mai   que   BAÍA
FORMOSA,  é  muita  bunita.    Me  alembrei  de  seu  LUIZ  GOMES,  ele  inda  mora  pru  trai
daquelas  MONTANHAS?  E  seu  PEDRO  AVELINO,  ainda  é  morador  de  seu  AFONSO
BEZERRA? São um povo muito prestativo. Cumpade!  Tou me alembrando que tenho uma
conta  a  acertar,  é  umas  PENDÊNÇIAS  com  seu  SEVERIANO  MELO,  tou  só  esperano
baixar  a  IPUEIRA  par  ir  cobrar  meus  GALINHOS  que  ele  trouxe lá  da  SERRINHA  DOS
PINTOS.  ITAJÁ  na  hora  de  a  gente  acabar  com  esse  quelelé  esse  EXTREMOZ,  esse
CARNAUBAIS de desavenças, acabar de vez com essa picuinha. 
Cumpade  cortei  esse  chãozão  de  uma  ponta  a  outra,  em  todo  canto  ta  uma
caristia danada, as coisas tá pelo oio da cara. Cumpade vou te dizer uma sabença, do jeito
que  a  coisa  tá  rumando  só  vai  piorar,  prumode  de  que  ultimamente  passei  uma  fome
danada.  O  senhor  me  imagina  que  nessa  sumana  só  comie  uns  peixinhos,  Uns  ACARI
pequeno que parecia um  BODÓ. PATU ver JAPI die inté a SANTO ANTÔNIO e a SÃO
MIGUEL uma boa forragem pru bucho, pidie com tanta esperança que chega fechei os oios
e imaginei o rango, e falei arto e GROSSOS, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO!!!!!  
Mudando  o  prosiado o  cumpade  se  alembra  da  fazenda  siridó?  Pois bem,  tá
bunita,  lá  fizero  CURRAIS  NOVOS,  só  de  PAU  DOS  FERROS  duro  feito  ASSÚ,  e  de
CARNAÚBA DOS DANTAS, lá daquela LAGOA DANTA. Cumpade foi trabaiada danada
os  morão  foram  tudim  cortado  pur  seu  FRANCISCO  DANTA  e  o  empregado  dele  seu
JOSÉ DA PENHA. Cumpade ficou de primera, lá tem o mai bunito JARDIM DO SERIDÓ.
O padroeiro da fazenda é um santo de casa, é SÃO JOSÉ DO SERIDÓ, e a padroeira não
pudia ser de outro lugar e esculhero SANTANA DO SERIDÓ, mai dizem as más línguas,
Cá pra nós, que ela num tá fazendo nenhum milagre não, tão inté quereno jogalá no mato.
Já tem inté gente chamando, ver se pode, de SANTANA DO MATO. Desse jeito tá rim já
pensou  cumpade,  se  o  padroeiro  não  fizer  milagre,  e  quiserem  jogalo  naquele  CAMPO
REDONDO,  imagine  só  cumpade  aquele  CAMPO  GRANDE,  vão  bem  apilidar  de  SÃO
JOSÉ DE CAMPESTRE. Magina só?
Mai cumpade cum toda buniteza o lugar tá sem um pé de vida, logo adispois
que  seu  BENTO  FERNANDES  bateu  as  botas,  os  filhos  RAFAEL  FERNANDES  e
RODOLFO FERNANDES quisero vender as terras, inda chegaro a vender uma parte para
ALMINO  AFONSO,  que  fez  um  SÍTIO  NOVO,  que  vai  do  RIACHO  DA  CRUZ  inté  o
MONTE  DAS  GAMELEIRAS.  Cumpade  num  vendero  todinha  pruque  seu  MARCELINO
VIERA e seu FERNANDO PEDROSA cuma era os moradores mai antigo se intrumeteram.
Tavam brabos e eles diziam: o resto vocês não vendem, o pai de vocês era um santo já
esquecerão? Vocês deveriam era fazer uma igreja para o pai de vocês, pra noise as terras
inda são daquele santo. E a SERRA DE SÃO BENTO ninguém toca, e do jeito que eu tou
me agarru cum cobra piso inté em cascavel e CERRO CORÁ.
Cumpade  a  confusão  foi  grande  demai,  era  tanta  da  fofoqueira  na  fazenda,
pisano purriba das plantas e se rindo, que parecia um JARDIM DE PIRANHA. O qui qui foi
maior  quando  FRUTUOSO  GOMES  falou  que  as  TIMBAÚBAS  DOS  BATISTAS  tava
sendo  irrigado  do  OLHO  DÁGUA  DOS  BORGES.  Minina  cumpade,  quando  MARTINS
oiçou  foi  logo  dizeno:  quero  ver  irrigar  lá  do  meu  MONTE  ALEGRE,  pruque  lá  é  uma
LAGOA  SALGADA!  Nisso  cumpade,  chega  RAFAEL  GODEIRO  trazendo  o  CORONEL
EZEQUIEL  e  o  TENENTE  ANANIAS.  Cumpade  quando  os  homi  chegaru,  inté  a
CRUZETA,  feita  de  OURO  BRANCO,  fincada  na  entrada  da  fazenda,  num  pé  de
BARAÚNA, ficou sem ENCANTO. O estrelado foi logo falando: e essas mueres VIÇOSA
não têm nada que VENHA VER aqui. Nesse momento cumpade, ele espiou pra eu, que me
tremie todinho, logo ele cumpade que me achava caipira e só me chamava de CAIÇARA
DO  NORTE.  Ai  Ele  preguntou  o  que  é  que  eu  fazia  ali.  A  voz  ficou  entalada  mai  eu
resmunguei tempo dispois: vinhe rezar pra SÃO BENTO DO NORTE. Ele chega muchou e
com um olhar macriado disse: aqui só tem rezatório só se for pra SÃO BENTO DO TRAIRI,
vá simbora percurar outro santo. Arribe para o oeste lá tem muitos, talvez você encontre
um SÃO FRANCISCO DO OESTE. Não precisou nem terminar a pronunciada, sai em toda
disparada, parecia inté que agora eu nadava e vuava que nem um CAIÇARA DO RIO DOS
VENTOS. 
Cumpade! Cumpade! Fui muito azilado, na carreira bati num palanque que tava
o  GOVERNADOR  DIX-SEPT  ROSADO,  o  SENADOR  ELOI  DE  SOUSA  e  mesmo  na
horinha que o SENADOR GEORGINO AVELINO tava se pronunciando. Quando os povos
me viro na carreira em direção ao palanque, pensava que eu ia matar os chefes políticos.
Nisso  o  CORONEL  JOÃO  PESSOA  me  viu,  no  aperreio  que  eu  tava  eu  nem  pensava,
daquele jeito eu merguiaria inté no RIO DO FOGO. Cumpade quando eu espio pru lado o
MAJOR  SALES  e  o  TENENTE  LAURENTINO  já  vinha  nos  meus  carcanhar  pega  num
pega.
Ai foi que eu corri, inda mai com o tiro zunindo no peduvido, pulei por riba de
uns PILÕES e sai com a gota serena. Escutei na carreira quando dona LUCRÉCIA disse, é
guerra, FELIPE GUERRA! Felipe venha pra casa meu fio, SÃO JOÃO DO SABUGÍ pruteja
meu fio. Não parei cumpade de correr, se eles me pegam eles iam JUNDIÁ de eu. Dei um
pitú  nos  homi  e  sai  meio  escundido  pru  trai  de  uma  LAJES  PINTADA,  peguei  um
RIACHUELO e sai sem deixar rasto. Vie de longe uma VÁRZEA e ai eu fui em busca do
PORTO   DO   MANGUE   que   era   menos   perigoso.   Quando   cheguei   purlá   só   tinha
PASSAGEM  na  canoa  TIBAU  DO  SUL.  A  TIBAU  já  havia  saído,  elas  chegam  em
PARELHAS mais uma sae meia hora antes. Ai cumpade eu pensei desse jeito num dá, sou
nortista, no sul num vou agüentar.
 Então cumpade eu sai por um  BREJINHO  e vie um filete d’água conhecido,
era  do  RIACHO  DE  SANTANA  uma  ÁGUA  NOVA  tumei  logo  umas  goipada.  Adispois
cheguei  a  uma  BAIXA  VERDE  e  vie  muita  arvures  agrandaada  fui  andando  pra  lá,
cumpade pense num lugar bem sombraiado paricia um JARDIM DE ANGICOS. Pensei ter
escapado  dos  homi  mai  a  armadia  foi  pior.  Sai  bem  no  meio  de  uma  aldea  dos  índios
JANDÚIS  e  MOSSORÓ,  continuei  andano  como  se  num  tivesse  percebido  nada.  Foi
quando  ouvi  o  pajé  MAXARANGUAPE  dizer  pra  dois  índios  assim:  IPANGUAÇU,
PARNAMIRIM corram atrás e PARAÚ e tragam para mim, eles realmente me pararu, me
amarraru e me colocaru em uma LAGOA DE PEDRA e adispois em um POÇO BRANCO.
Cumpade  o  corpo  todo  tremia,  a  voz  já  não  saia,  os  cabelu  nem  sentava  no  casco.  Foi
quando  eu  a  lembrei  de  SANTA  MARIA  e  do  meu  anjo  da  guarda,  SÃO  RAFAEL,  e
cumecei a rezar, nisso o pajé me olhou da cabeça aos pés e disse: UMARIZAL, TAIPÚ vá
buscar CANGUARETAMA.
Cumpade pense numa agonia danada enquanto eles saia eu me borrava todo
nas  calças. Quando  vortaru  o  pajé  falou:  veja  filha  se  esse  serve?  Enquanto  eu  espiava
aqueles  cabelus  e  oios  pretu  feito  a  casca  de  uma  CARAÚBAS,  ela  tapava  o  nariz  e
balançava a cabeça em negação.  Entonce  JUCURUTU me soltou e APODI disse aqui é
PASSA E FICA mai você num vai ficar. O pajé com um oiar dar uma ordem e ARÊS trai
um jumento, ITAÚ inda diz: o nome dele é nema. Ai me ajuda a muntar no burro, e espanca
o animal que sae em toda carreira, enquanto eles gritam aqui num é lugar pra covardes. 
Cumpade  o  burro  curria  e  eu  agradecia  pru  céu,  o  meu  estoque  de  santo  já
tinha  acabado,  mai  inda  restava  alguns,  então  comecei  a  agradicer,  a  SÃO  PAULO  DO
POTENGI,  SÃO  GONÇALO  DO  AMARANTE  e  SÃO  JOSÉ  DO  MIPIBÚ.  Fiz  o  sinal  da
SANTA CRUZ e sai me escurregando nos espinhaço do burro, que começa a desembestar
e a pular devido a catinga, e eu gritano aperriado upa, upa, UPANEMA, pare meu bichinho.
Nisso só ouvir a burduada cai estatelado no tronco de um pé de  MACAÍBA, e ali mesmo
adormecie  todo  duido.  Acordei  com  o  canto  dum  CAICÓ  e  dum  TANGARÁ.  despertei
adispois de uma madorna boa e sai andano a pé com o bucho roncando que parecia um
trovão, a vista já tava escura de sede, num via mai nada. Só sei que cheguie numa LAJES
e caminhei até  achar uma LAGOA NOVA pra me banhar, e bem na frente encontrei uma
LAGOA DE VELHOS. 

Pedi cumida e me derum umas  GOIANINHAS, preguntei onde estava, e eles
disserum  na  SERRA  DO  MEL,  então  sai  por  entre  umas  plantaiada  que  formava  uma 
FLORÂNIA e que parecia uma VILA FLOR. Seguie as abeias e achei uma JANDAIRA, e
que mé, foi um  SÃO TOMÉ. Rumei para o oeste e dicie a  SERRA CAIADA na noite de
NATAL. Foi lá que vie a beleza e a  PUREZA de  ALEXANDRIA, chamei  um  menino pru
nome de  IELMO  MARINHO e pedi um favor.  Só pra dar um recado aquela donzela que
meu  coração  amou.  Mas  o  minino  olhou e disse:  Deus  que  me  livre  meu  sinhor,  aquela
muier bunita é fia de seu JOÃO DIAS e ele é o lampiã da regiã.
Te juro cumpade, em nome da VERA CRUZ, aquela muier inté os anjos seduz.
Tudo que hoje eu mai quiria era com ela casar, e se isso um dia vier a acontecer, pode ter
certeza, pra eu será o trofé do meu TRIUNFO POTIGUAR.



Conto Poético de Lino sapo ( andrelino da silva) em homenagem e respeito a
todas as Cidades que pertence ao estado do Rio Grande do Norte.
Email: alinosapo@yahoo.com.br
Cachoeira do sapo/RN
05/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomendamos

Related Posts with Thumbnails