domingo, 7 de março de 2010

[fneop] 2010: UEPB, UFS, CEUL e a luta por Assistência Estudantil‏

Bons ventos sopram aqui em Sergipe neste começo de ano e quase começo das aulas. Os movimentos estudantis estão se preparando para receber as/os calouras/os e nós do Movimento de Casas não estamos muito diferente. Mas o que nos marca neste início é o canal de diálogo que foi aberto com a reitoria da UFS para a gestão dos recursos da assitência estudantil para 2010. Neste ano, as ifes estão recebendo a última parcela do PNAES – Plano Nacional de Assistência Estudantil. Apesar de não ser permanente (apenas três parcelas), a verba do PNAES é a tão exigida retomada da rubrica específica para a assistência estudantil.

Mesmo sendo uma reinvidicação antiga, a participação estudantil na gestão dos recursos do PNAES só está sendo possível mediante diversas lutas. A mais recente e responsável direto pela conquista partiu da gravíssima situação das/os bolsistas trabalho da UFS. O pagamento da bolsa sempre atrasou, mas desta vez chegou ao absurdo de 20 dias e sem previsão de pagamento! Diante de tal situação, as/os bolsistas se mobilizaram para cobrar da reitoria as devidas providências - os movimentos estudantis da UFS também se juntaram, mostrando que esta não é uma luta isolada. E também somando-se à essa luta, nós do movimento de casas apoiamos desde o início a organização das/os bolsistas, pois entendemos que somos todas/os estudantes de origem popular e temos direito à assistencia estudantil, o que difere é o caráter da bolsa: uma é moradia, a outra é trabalho.

Após concentração no pátio da reitoria, nos dirigimos à sala dos conselhos onde ocorria a reunião do CONSU – Conselho Superior. De forma organizada e democrática participamos da reunião expondo a situação. Imediatamente recebemos a notícia que a bolsa estava sendo depositada, mas ainda assim solicitamos uma reunião com o reitor. Neste momento de organização, mais do que o pagamento atrazado estamos dispostas/os a discutir todo o programa de bolsa trabalho: caráter e valor da bolsa, auxilio complementar, compatibilidade com projetos voluntários, direito à organização, etc.

Como a Assistência Estudantil é um amplo programa com vários eixos, formou-se uma comissão composta pela Proest (pró-reitoria de assuntos estudantis), Conselho de Residentes, DCE e uma comissão representativa das/os bolsistas para discutir a aplicação dos recursos deste ano do PNAES.

Em 2010, a luta por uma assistência estudantil de qualidade e de direito começou diferente aqui na UFS, mas é a mesma luta que está se passando na UEPB onde temos uma residência ocupada pelas/os estudantes diante da não abertura de edital para a residência e na CEUL – Casa do Estudante Universitário Leopoldense (RS) onde a governadora Yeda entrou com projeto de lei para venda e demolição da casa.

Estamos todas/os juntos nesta luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomendamos

Related Posts with Thumbnails