sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nosso consumismo diário: necessidade ou futilidade??

Conversando com um amigo outro dia, ouvi dele que as novas mudanças no mercado mundial, estão influenciando de maneira direta e indireta nossas interações pessoais e o modo como nos comportamos em sociedade. Disse - me ainda que, sendo este um processo dinâmico e intenso, deveríamos ter o extremo cuidado diante do imperativo consumista ao qual estamos sendo expostos diariamente.

Disse-lhe que nessas sociedades onde o imperativo comercial tenta a todo custo padronizar o ser humano, suplantando barreiras culturais, sociais e psicológicas, visando apenas o consumo de seus produtos e serviços como principais meios para satisfação das necessidades humanas, entendia eu perfeitamente sua preocupação.

A cada novo dia um novo produto nos é apresentado, prometendo-nos um ideal de vida com muito mais facilidade, conforto etc. Diante disso, as pessoas vivem numa corrida desenfreada, na busca por novos produtos, deixando de lado suas identidades e tornando-se meros dependentes das necessidades que o mercado lhes cria.

Poderíamos então pensar: será que não estamos fazendo uso de excesso, de coisas fúteis e desnecessárias? Esse um questionamento que considero importante fazer, devido à imposição dessa crescente “necessidade” de consumo a que estamos sendo expostos diariamente.

Portanto, caro amigo, disse-lhe, se não pararmos e refletirmos sobre a verdadeira funcionalidade, e a real utilidade daquilo que o mercado nos impõe; se não tomarmos cuidado, não apenas as pessoas ditas “escravas” desse consumismo desenfreado sofrerão as conseqüências; mas todos nós penaremos diante da irresponsabilidade descarada e do egoísmo que sustenta essa atual sociedade, onde os maiores valores do ser humano se resumem ao seu poder de compra e consumo.

fonte:http://umlivrepensar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomendamos

Related Posts with Thumbnails